Posgrado en Biología Molecular

Disciplina "Seminários da Academia Nacional de Medicina"

Nome:  Seminários da Academia Nacional de Medicina

Créditos:Horas: 15

Docentes responsáveis: Patricia Rieken Macêdo Rocco e Pedro Leme Silva

Data de início: 15/8/2020

Data de fim:

Os seminários ocorrerão das 18 h às 20 h

Ementa:

Este seminário tem o propósito de oferecer uma discussão ampla sobre temas de medicina clínica e subespecialidades relacionadas, e técnicas de pesquisa biomédica, clínica e básica, relacionadas a essas disciplinas.

Objetivos

Alcançar uma visão mais aprofundada de tópicos relevantes na pesquisa biomédica, incluindo ciência biológica básica e médica, e sua potencial aplicação no campo da medicina interna.

• Patogênese de doenças
  • Novos conceitos e abordagens em medicina
  • Humanização em Medicina
  • Novas técnicas na pesquisa clínica e experimental
  • Bases cientificas de desenvolvimentos médicos (incorporação eficiente da ciência na prática médica/ciências básicas como etapa essencial para a resolução de problemas clínicos).
  • Novas estratégias diagnósticas e terapêuticas em doenças
  • Epidemiologia e Saúde Pública
  • Terapias Avançadas em Doenças Clínicas

Metodologia

Discentes participarão de seminários semanais da Academia Nacional de Medicina de forma remota, utilizando a internet.

Avaliação

Análise de resenha (de 500 a 1000 palavras) baseada em um seminário escolhido livremente pelo aluno. Para a aprovação serão necessários, presença em, pelo menos, 75% dos encontros semanais, e uma média igual ou superior a sete (7,0), obtida a partir da nota da resenha.

Bibliografia (de 0/32000 caracteres):

1. Finnerty EP, Chauvin S, Bonaminio G, Andrews M, Carroll RG, Pangaro LN. Flexner revisited: the role and value of the basic sciences in medical education. Acad Med. 2010;85:349-55.
  2. Torre DM, Daley BJ, Sebastian JL, Elnicki DM, Overview of Current Learning Theories for Medical Educators. Amer J of Medicine 2006;119,903–7.
  3. Patel VL, Yoskowitz NA, Arocha JF, Shortliffe EH. Cognitive and learning sciences in biomedical and health instructional design: A review with lessons for biomedical informatics education J Biomedical Informatics, 2009;42,176-97.

Nível: Mestrado (X)   Doutorado (X)

Área de Concentração da disciplina:  Clínica Médica

Telefone: (11) 55764444 Voip: 1186/1180    (Patrícia - patriciacp.bioq@gmail.com / Maurício - capu.cim@gmail.com)